#TCV: Aula de Jump contra a flacidez e celulite

25/11/2010

Oi pessoas!
Vocês devem estar se perguntando o que é aquela TAG no título né?!
Deixa que eu te explico amiga! Como falta pouco mais de 20 dias para o ínicio oficial do verão, resolvi fazer a TAG "Tá chegando o verão" que será uma sequência de posts com dicas das mais diversas categorias para a gente ir se preparando para estar bonita e saudável na chegada dessa estação.
E para iniciar, pesquisei bastante matérias sobre o JUMP, que é um exercício que traz muitos benefícios para a saúde e de quebra ainda combate as detestadas celulites.
Eu estava fazendo e parei durante 1 mês, mas está me fazendo tanta falta, minha disposição física diminuiu tanto que amanhã mesmo estou voltando, pois são 3x na semana (seg., qua. e sex.) aulas de 1 hora cada, finalizadas com exercícios abdominais e alongamento.
Como não sou uma profissional de educação fisíca para falar com precisão sobre o tema, separei algumas matérias que me chamaram mais a atenção por explicar de uma forma bem simplificada. Vou reuni-lás em um post só, mas abaixo terá os créditos de onde tirei o texto.
Confiram:

Jump e step
O gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias.
Coordenação
Jump e step trabalham a coordenação motora. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.
Pernas e bumbum
Se você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de jump e step. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa.
Tome cuidado
Se você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entra no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso e também não deixe de se alongar bem antes de começar a pular. Na dúvida, fale com o professor antes de encarar.
Efeito colateral
Que tal praticar um exercício que tem, como bônus, a tonificação do abdômen? Se você gostou da idéia, então aproveite as aulas de jump e de step. Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de jump, portanto o trabalho em isometria é bastante intenso. Não há um trabalho específico de abdome, mas a musculatura é solicitada , afirma a professora Milena Emídio.
Turma de amigos
Além de melhorar o condicionamento, as aulas de jump e step melhoram muito a sua auto-estima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável , diz a professora da Triathon Academia
Dores após as aulas
Os músculos ficam doloridos em função de micro-lesões que ocorrem durante o exercício. Musculatura não adaptada para aquele tipo de treino, número alto de repetições e sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular. O importante é não interromper as atividades.
Respiração
Na medida em que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, o corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de jump coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal, segundo a professora.
Mudança de nível
O que muda nas aulas de step, de um nível mais básico para um mais avançado, é o grau de complexidade de coreografia: a combinação de movimentos de braços e pernas, giros e deslocamentos laterais. O tempo de aula também cresce, ultrapassando os 30 minutos.
Drenagem linfática
Pular na cama elástica das aulas de jump vale uma massagem, de acordo com a professora. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço.os resultados surgem após o terceiro mês de aula.
Step, jump e musculação
Quem faz step em um dia pode fazer musculação no dia seguinte. As aulas oferecem melhora da capacidade cardiovascular e muita resistência de membros inferiores. Já a musculação é benéfica para fortalecer os grupos que serão bastante solicitados nas aulas.


MITOS E VERDADES:
  1. Prejudica os seios: MITO – desde que utilize um top reforçado. Esqueça aquele que parecem com biquinis.
  2. Não pode ser feito por crianças: MITO  – a partir dos 10 anos a criança já tem condições motoras de acompanhar os movimentos executados na aula. Antes disso seria interessante adequar a aula usando movimentos mais fáceis.
  3. Utilizar caneleiras prejudica as articulações: VERDADE – o aumento da sobrecarga em exercícios cuja execução é feita rapidamente pode causar lesões. Se a intensão for aumentar o gasto calórico, utilize movimentos mais amplos, se for aumentar a massa muscular, combine com exercícios localizados.
  4. Não é recomendado para gestantes: VERDADE – apesar de ter o impacto diminuído, o ato de pular traz desconforto. Além disso há risco de queda do equipamento.
  5. Proibido para quem tem labirintite: MITO – É contra indicado, mas se o indivíduo estiver medicado e não sentir desconforto, pode ser liberado pelo médico.
  6. Bom para quem tem problemas articulares: MITO  – apesar do trampolim ser usado na reabilitação de pessoas com lesões nas articulações, as aulas são desaconselhadas para quem tem instabilidade articular. São trabalho totalmente diferentes.
  7. Melhora a circulação: VERDADE – em função da força exercida ao empurrar a lona, há melhora no retorno venoso, melhorando a circulação como um todo.
  8. Exercício de baixo impacto: MITO – Apesar de gerar cerca de 80% a menos de impacto comparado ao mesmo movimento realizado no solo, o impacto é mediano. Equivale ao gerado por uma corrida.
  9. Dá vontade de fazer xixi: VERDADE – uma conseqüência do aumento do retorno venoso é o aumento no volume de urina.
  10. Combate a celulite: VERDADE – pois melhora a circulação.
  11. Gasta cerca de 350Kcal: VERDADE – esse é o gasto aproximado em 30 min. para indivíduos adultos com cerca de 70 kg.
  12. Proibido para quem tem problemas na coluna: MITO – depende do problema, se você pode correr provavelmente poderá fazer essa aula. Quem deve determinar é o médico.
 Fonte: Fique INforma
 
Vale a pena ler também PERGUNTAS FREQUENTES e quem quizer fazer as aulas em casa (pode!), deve adquirir um mini trampolim (ou mini cama elástica) que custam em média R$ 130,00 (já paga duas mensalidades da academia) e ainda existem várias aulas bem legais no Youtube para te auxiliar.

Espero ter ajudado um pouco e se joga nos pulinhos gente, que é super divertido! No ínicio eu morria de medo de cair da cama elástica, mas logo passou :) hahahaha

Quem aí já fez ou faz Jump? Me contem se vocês gostam e os resultados que já tiveram. Quero saber tudo!

Beijocas
@MoniLoureiro 

15 comentários:

  1. Oi, Mônica!
    Eu amo Jump, fiz na academia durante um ano e vi resultados ótimos mesmo! Agora faz uma semana que voltei a fazer, estou cansando muito mais do que na época em que fazia, mas as aulas são mto divertidas. Junto com spinning, são as coisas que mais gosto de fazer =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oii..

    Antigamente eu fazia jump 3x na semana.. hj só dá pra fazer 1x.. mas vou na academia 3x.. porém agora faço spinning (RPM) 2x e jump 1x...

    B-jinhos
    Babi Zuza
    www.babizuza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei uma caminha, to tentando fazer em casa!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Que coincidência! Eu acabei de comprar um mini trampolim e uns dvds com aulas de Jump... chegaram essa semana e começo a fazer hoje... Espero que os resultados sejam bons mesmo... Estou suuuper animada! =D
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. ooi!
    Vc pode dar uma olhadinha no meu blog e dizer oq achou?

    http://fashion-oon.blogspot.com/

    beeeeijoos :D

    ResponderExcluir
  6. Aiii como eu queria voltar a me exercitar... que saudades da natação... Estou de molho pois passei por uma cirurgia na coluna, mas logo eu volto a ativa! hehehe

    Bjos!

    http://pontocorderosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a fazer com o jump da minha cunhada, mas devolvi.
    Estou afim de comprar um... Além de não ser tão caro, ele ajuda muito, como vc disse.
    Beeijinhos

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiquei com vontade de fazer este exercicio, parece ótimo!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa que coicidencia meu Deus!
    ontem msm eu fui numa academia fazer jump contra isso, e menina pensa num exercicio boom hein mais doiii mais é tãao boom só que cança dimais, nossa pensa o tanto que trabalha a parte da cocha e da bunda eu ameei...
    BjOo

    ResponderExcluir
  10. aaaah que legal, eu fazia step, fiz durante um mês, na academia mesmo, mas por ser um pouco longinho e eu não tinha compania, parei, com tudo... esse ano até convidei a prima pra voltar, mas a preguiçosa não quiz :((( eu adorava step, e super deixa o corpo dolorido mesmo, mas é bom, dá uma disposição, sai tão leve... e o alongamento final... super recomendo! ainda volto...

    bjj

    ResponderExcluir
  11. Eu faço jump, faço step, local e gap aiuehaiuehae
    faço tudo nos meus 3 dias da semana!
    Eu adoro, amo, idolatro o jump. Além de ser uma aula que estimula a coordenação, ainda te faz perder horrores de calorias!
    beijos moniiii

    ResponderExcluir
  12. Nossa q saudades de fazer Jump, com a correria do dia a dia e facudade fico dificil fazer td mas quero voltar \o/ bjim flor bom final de semana!!

    Aninha
    http://ananerym.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adoro Jump! É minha aula predileta na academia! Bjo

    ResponderExcluir
  14. Faz um tempinho que
    ando pensando em comprar um aparelho de jamp.
    Bjs flor
    passa lá no meu bloguinho
    ta tendo sorteio .

    bOM FDS

    ResponderExcluir
  15. Olha eu fiz academia por um tempo, e depois tomei coragem para participar das aulas de jump e elas funcionaram bem em pouco tempo eu senti a diferença ~*

    ResponderExcluir

Oi pessoas!
Responderei ao seu comentário nesta mesma página ok!?
Se precisares de alguma resposta mais objetiva e completa deixe seu e-mail no comentário!
Beijocas e obrigada por comentar :)

imagem-logo