Como organizar a volta às aulas das crianças

16/02/2016

As férias estão chegando ao fim e é hora de  voltar à rotina. Com as aulas das crianças começando, considero importante uma preparação para que o ano seja proveitoso e que comece com tudo em dia para não perdermos tempo e ainda economizar.

Vou separar em passos como costumo me organizar, geralmente são com duas semanas de antecedência para fazer tudo aos poucos e não ficar aquela correria na última hora:

1- O primeiro passo é fazer com que aos poucos a criança vá voltando á ter rotina, como ir dormir mais cedo e ter hora para acordar já que nas férias relaxamos com os horários. Nada de mudanças radicais! Por exemplo: se ela acorda às 11 horas, vá reduzindo diariamente 30 minutos desse tempo, consequentemente ela terá sono mais cedo.

2- Revisar o que sobrou do material escolar do ano anterior para ver se algo será reaproveitado: conferir se dá para aproveitar coisas como lápis de cor, tesouras, mochila, estojo, lancheira...
Este ano a Sophia vai usar as mesmas canetinhas já que não perdeu nenhuma e estão em bom estado, a régua que é linda e não foi quebrada - hahaha- a flauta e o caderno pautado de música, que foram usadas poucas páginas.

3- Caso reaproveite itens como mochila, lancheira ou estojo, lavá-los e fazer reparos necessários.


4- Experimentar os uniformes para ver o que ainda serve (como eles crescem rápido!) e comprar os que estiverem faltando.

5- Riscar da lista do material escolar o que for reaproveitado e sair às compras dos itens que estão faltando.

6- Separar toalhas, potinhos e garrafinhas para os lanches.

7- Etiquetar todo o material escolar.


8- Preparar meias limpas (como elas sujam!) e os acessórios de cabelo que a Sophia costuma usar para a escola. Limpo as tiaras (arquinhos) e já faço manutenção caso estejam com alguma coisa descolando.


9- Lavar os tênis e providenciar novos caso haja necessidade.



10- Preparar o local de estudos dentro de casa: acho isso super importante para o bom rendimento das atividades em casa. O local tem que ser silencioso e iluminado. Até o ano passado a Sophia fazia os temas em qualquer lugar da casa, era na cozinha, no sofá, na cama... Só que ela também 
ficava muito dispersa, então quando fui mandar fazer os móveis novos do quarto dela, achei importante incluir no projeto a mesinha de estudos.



11- Desde que ela era bebê, sempre achei que ter rotina era algo muito bom para o desenvolvimento dela e isso sempre vai se adaptando para cada fase. Costumo montar um cronograma para ela com todos horários e atividades. Nele tem tudo: hora de acordar, estudar, cursos, fazer alguma atividade da casa (como arrumar o quarto...) e até a hora de brincar.
Ah! Esse cronograma costuma ficar na geladeira à altura dos olhos dela. ;)

12- Essa é para o ano inteiro: no final de semana que antecede o inicio das aulas, planejo o cardápio de lanches para aquela semana, vejo o que preciso comprar e não corro riscos dela ficar comendo qualquer coisa! Como ela adora, de vez em quando deixo ela comer na lancheria da escola, já que o La Salle não vende nada de frituras ou guloseimas. Inclusive em meio à essa preparação já faço bolinhos em forminhas pequenas de silicone ou em forminhas de cupacke, assim fica a porção ideal para ela levar.

 

13- Passar os uniformes e toalhinhas de lancheira.

14- Preparar um mimo de boas vindas à professora! Mimar os profes é algo que faço o ano inteiro, afinal não é fácil para eles cuidar e amar tantas crianças ao mesmo tempo (veja bem, já enlouquecemos só com um em casa! hahaha) e nada mais justo de terem um pouco de reconhecimento!



E é isso, fazendo esta preparação Sophia e eu começamos o ano mais organizadas e confiantes! Ela adora envolver-se com toda essa preparação. Está louca de saudades da escola!

*Desculpem a qualidade baixa das fotos, pois são imagens retiradas do meu instagram (@MoniLoureiro, segue lá!).

Gostaram das dicas? O que vocês fazem antes e o que acrescentariam aí?
Contem nos comentários, adoro novas ideias! :D

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi pessoas!
Responderei ao seu comentário nesta mesma página ok!?
Se precisares de alguma resposta mais objetiva e completa deixe seu e-mail no comentário!
Beijocas e obrigada por comentar :)

imagem-logo